terça-feira, 29 de julho de 2008

Primeiro dia de congresso


Hoje foi nosso primeiro dia no congresso. Eu e Fernanda fomos à pé, cerca de 20 minutos de caminhada. Em geral, há um atraso esperado em todo começo de conferência mas começaram na hora certa. Prefiro não comentar ou dar minha opinião sobre a qualidade e pertinência das palestras escolhidas para o período da manhã, mas a hora do almoço foi muito divertida. Almoçamos juntos: a Roxane, a Cláudia, o TT, a Fernanda e eu em um restaurante de frente para a PUC. Era tanta comida que a Cláudia resolveu pedir para embrulhar e levar "para dar para o gato"... eita gato gooordo esse!!! eheheheheh
No período da tarde, fomos prestigiar a apresentação da Roxane, que foi um show à parte. Fantástica, ma-ra-vi-lhooooo-sa... logo depois houve uma mesa redonda com quatro professores, dois da área de Letras, dois da área de Design. Gostei muito do prof. Luis Antônio Coelho (PUC-Rio) que falou sobre a pedagogia da imagem e sobre letramento visual. Preciso procurar os textos dele para ler urgente! A Roxane foi a moderadora do debate e enriqueceu a discussão com as perguntas, uma delas relacionou a fala dos quatro professores, a respeito da interdisciplinaridade do design em seu funcionamento. Outra pergunta foi um presente para mim, ehehehe... sobre multimodalidade em Livro Didático brasileiro.

Foi um bate-papo gostoso, entrecortado com momentos de humor da nossa querida mestra.
Quando voltamos para o Hostel, pedimos para o Clarence fazer uma postagem. Era para o Ashley escrever também (em breve, aguardem) para contar a experiência de ter saltado de asa delta (o nosso Mister Bean, figura...). Depois, ajudei a Fernanda a montar a apresentação de amanhã. Ficou jóia, pena que teremos tão pouco tempo para apresentar. Como já estávamos muito cansados e a cabeça não funcionava mais, fomos jantar (quase 23h) em uma pizzaria pequenininha aqui na frente. Fiz o Carlos e a Fernanda dar boas gargalhadas com a minha imitação da Aline Durel (Lexotan) e Irmã Selma - do Terça Insana. Consegui ainda lembrar o texto inteirinho, impressionante, mesmo fazendo tanto tempo que não assisto o DVD.

Estou no quintal, a noite está agradável mas alguns a consideram fria... duas redes rangem ao balançar preguiçoso de jovens gringos que só falam em inglês, parece que vieram para estudar português mas não ouvi deles nada além da língua deles... não fiz amizade, não os achei tão amigáveis.
Um deles não sai do quarto. Passou esses dias todos deitado na cama com um macbook preto (igual ao meu que não trouxe para cá). Se ele quisesse ficar na internet, que ficasse em seu país ou em qualquer outro lugar... com o Rio de Janeiro todo à disposição em dias lindos e quentes, não acreditei que o rapaz não tenha saído pra fora do quarto.
Enquanto escrevia agora mesmo, disse "good night" para os gringos da rede que subiram para os quartos, uma delas, muito simpática, se esforçou para falar em português... bonitinha... era a única que estava na mesa ao lado da minha estudando até agora a pouco.

Bom, agora, vou trabalhar... hay que trabajar! Não fiz a barba... puts.. preciso estar bonitinho para amanhã.
Melhor ainda: minha apresentação precisa estar pronta, tá muito grande e chata. Vou dar um jeito agora.

Beijos a todos,
Heitor

2 comentários:

Andre Pequeno disse...

Muito fofo esse Toi.
Da Rojo dá um show nem se fala, ela é segura o bastante pra fazer brincadeiras numa apresentação.
O Toi vai pro mesmo caminho, muito seguro do seu trabalho, quando eu crescer quero ser igual a eles.
Boa apresentação a todos.
Sei que vão adorar o trabalho de vcs!
Beijos de saudade.

Andre Pequeno disse...

P.S. - O Cláudia, vc pede a quentinha e manda via sedex pra Leme? Êita gato de sorte esse, recebe comida pelo correio.